quarta-feira, março 24, 2010

A saga da broa de fubá...

É a minha segunda tentativa em fazer uma broa de fubá IGUAL a que eu comia em Minas. Achei inúmeras receitas, mas fico temendo em fazer e não dar certo. Hoje falei para o maridex: -“ estou com vontade de comer aquela broinha...” e ele: -“ e vai tentar fazer novamente??” e eu respondi: - “não vou cansar enquanto não fazer todas as receitas que encontrei. Nem que eu faça mil vezes!!!” Ah, quando eu quero algo sou incansável...

A broa que fiz hoje, mais uma vez, não deu certo, isto é, não ficou como eu queria, mas foi bem aceita porque a broinha ficou bem macia...
Bem, como já falei esta que fiz hoje ficou bem gostoso, mas ainda não é a “original”, que conseguirei fazer algum dia...

Broa de fubá

Ingredientes:

300 ml de leite ou água (usei metade de cada)
4 colheres (sopa) de açúcar (usei o cristal)
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (usei manteiga sem sal)
200 gramas (1 ¼ xícara) de fubá de canjica (usei a farinha de milho fina da Yoki)
150 gramas (1 ¼ xícara) de farinha de trigo
4 ovos

Leve ao fogo o leite, o açúcar e a manteiga. Quando ferver coloque a farinha de trigo misturada com o fubá, mexendo para que não forme grumos. Cozinhe até desprender da panela, mexendo. Ligue a batedeira (eu usei batedeira comum e quase morri de apreensão, pois tinha momentos que eu achava que a massa ia levantar vôo), coloque essa massa ainda quente e bata. Adicione os ovos um a um e bata até formar uma massa tipo de bolo. Numa xícara coloque uma mistura de fubá e de farinha de trigo (exagerei neste último...), passe um pouco de óleo numa colher, para a massa não grudar, pegue uma porção de massa e girando a xícara enfarinhada, forme bolinhos e coloque numa assadeira. Asse em forno quente.
Rendeu 12 broinhas.




A broa que eu quero fazer é aquela que fica oca por dentro, com a massa meio assim... unida? Igual a desta foto abaixo que encontrei no Blog da Eliane.
Novas tentativas virão por aí, aguardem!!!!

                                          
                                         

2 comentários:

  1. ola tais sou mineira de bh e tb tento fazer essa receita da broinha e nao consegui mais vou te dar uma dica tem que ser feita com FUBA DE CANJICA mesmo se nao nunca que vc consegue o resutado q vc quer ter um abraço e boa sorte .

    ResponderExcluir
  2. http://lugarzinhodanani.blogspot.com/2009/01/broa-de-fub-de-canjica.html ola sou de novo estou te enviando esse blog la tem uma receita que se parece muito com as da qui de bh testa e depois me fala se deu certo ok . boa sorte .

    ResponderExcluir